Entrar

Questão sobre Verbos: Problemas de Tempos Verbais

Espanhol

Originais Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Problemas de Tempos Verbais

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Espanhol

Leia o excerto do poema abaixo e considere o uso dos tempos verbais para responder à pergunta. "Quando eu era jovem, acreditava que tudo era possível e que o mundo me esperava de braços abertos. Agora, olhando para trás, vejo as escolhas que fiz e as oportunidades que deixei passar. Se eu tivesse tido mais coragem, talvez tivesse seguido um caminho diferente." Com base no uso dos tempos verbais no trecho, identifique qual é o efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente na expressão dos sentimentos do eu lírico.
a.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma indiferença em relação ao passado, onde o eu lírico não vê importância nas escolhas feitas e considera que tudo aconteceu como deveria.
b.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma nostalgia e uma avaliação crítica do passado, onde o eu lírico reconhece as limitações e as oportunidades perdidas, ao mesmo tempo que reflete sobre o impacto dessas escolhas em seu presente. Essa reflexão gera um sentimento de melancolia e arrependimento, mas também de aceitação e compreensão do próprio percurso de vida.
c.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma confiança inabalável no futuro, onde o eu lírico acredita que as escolhas passadas não influenciam seu presente e que ainda há tempo para novas oportunidades.
d.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma satisfação com as escolhas feitas, onde o eu lírico se sente realizado e sem arrependimentos, celebrando as conquistas e o caminho trilhado.
e.
O efeito de sentido criado pelo contraste entre o passado e o presente no poema é a expressão de uma alegria constante, onde o eu lírico se recorda do passado com felicidade e vê o presente como uma continuação natural de suas experiências positivas.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

ACAFE

Interpretação de Texto • 'EM13LGG401'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Considere o seguinte excerto do poema 'Poema de Amor', de Vinícius de Moraes: "De repente, não mais que de repente, fez-se de triste o que se fez amante e de sozinho o que se fez contente. Fez-se do amigo próximo, distante, fez-se da vida uma aventura errante. De repente, não mais que de repente." No poema, Vinícius utiliza verbos no presente do indicativo para expressar a transformação súbita de sentimentos e situações. Com base nisso, identifique a função dos verbos nessa passagem e escolha a opção que melhor representa o uso dos verbos no presente do indicativo em relação ao contexto emocional e temporal do poema.

Verbos: Presente do Indicativo • 'EM13LGG402'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imaginemos que estás organizando um evento cultural que se desenrolará ao longo de uma semana na Espanha, e parte do seu trabalho é redigir um comunicado que informe sobre as atividades planejadas para cada dia da semana. O comunicado precisa ser claro e preciso quanto às datas e horários. Utilizando o vocabulário adequado para os dias da semana, datas e horas em espanhol, elabore um texto de 150 a 200 palavras descrevendo as atividades programadas para cada dia da semana, incluindo os horários. Por exemplo, 'El lunes 15 de junio, a las 10:00, la semana cultural comenzará con una exposición de arte contemporáneo.' Lembre-se de incluir a construção 'el' + dia da semana + 'del' + mês para as datas. Além disso, indique a hora do dia em que cada atividade ocorrerá, utilizando tanto a forma de 12 horas quanto a forma de 24 horas. Não se esqueça de empregar os sinais de pontuação corretamente para separar as datas e os horários.

Vocabulário: Dias da Semana, Datas e Hora • 'EM13LGG104'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante una conversación entre amigos, Susana intenta describir a alguien que conoció en una fiesta el fin de semana pasado, pero no tiene todos los detalles sobre esta persona. Seleccione la opción que mejor completa la frase de Susana usando un pronombre o determinante indefinido adecuado: "Conocí a _____ chico en la fiesta que tenía el pelo largo y una chaqueta de cuero, pero no recuerdo su nombre."

Pronomes e Determinantes Indefinidos • 'EM13LGG402'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies